quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A arrogância e o autoritarismo

são duas marcas que acompanham o governo Yeda Crusius


A arrogância e o autoritarismo são duas marcas que acompanham o governo Yeda Crusius desde o início. A greve do magistério mostra isso mais uma vez. A governadora e sua secretária de Educação, Mariza Abreu, dizem que é uma questão de honra punir os professores em greve, cortando o ponto dos dias parados. Questão de honra? O governo parece ter uma noção peculiar de honra. A governadora não vê nenhuma desonra em aumentar seu próprio salário, o dos funcionários de seus gabinetes e dos secretários, e oferecer ZERO de aumento para os servidores públicos. Para Yeda, questão de honra é reprimir e punir o funcionalismo que se atreve a protestar contra sua política salarial que só beneficia quem está dentro do palácio. Honra é mandar o coronel Mendes espancar agricultores, professores e estudantes que ousam contestar o chamado "novo jeito de governar".

Qual é a honra de um governo que já teve afastados alguns de seus principais secretários, entre eles dois chefes da Casa Civil, envolvidos em escândalos e denúncias de corrupção? Qual é a honra de um governo onde a governadora até hoje não consegue explicar como comprou uma luxuosa mansão logo após a campanha eleitoral? Honra, para este governo, é implantar no Rio Grande do Sul as teorias do Estado mínimo que levaram o mundo à grave crise econômica que vemos hoje. É dizer que prioriza a segurança pública e oferece ZERO de aumento para os policiais e demais servidores da segurança. "Zero", aliás, é uma palavra cara ao governo tucano. O "déficit zero" festejado pela governadora significa ZERO de reajuste para os servidores, ZERO de investimentos para qualificar os serviços públicos, ZERO de recursos para políticas sociais e ZERO de transparência, como disse a antiga titular desta área, que pediu demissão dizendo que Yeda não estava interessada no assunto.

Agora mesmo, o Ministério Público de Contas anuncia uma investigação para apurar irregularidades no pagamento de gratificações a secretários do governo. O MPC suspeita que eles estariam recebendo "por fora" desde agosto, mesmo sem aprovação da Assembléia. Enquanto isso, os professores fazem greve para defender melhores salários, seu plano de carreira e melhores condições de trabalho. Para o governo, é uma questão de honra punir essa ousadia. O mesmo governo que decide liderar um movimento de governadores contra a proposta de um piso salarial nacional para o magistério. Um piso de R$ 950,00. O mesmo governo que sucateia a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, que fecha escolas, reduz turmas e amontoa alunos em salas de aula para alcançar o "déficit zero".

O governo Yeda despreza o serviço público. Não é por acaso. Essa é a ideologia do PSDB e dos partidos que o apóiam. Acreditam que o Estado é um estorvo e deve ser reduzido a ZERO. A resposta dos professores, além de sua mobilização em todo o Estado, é mostrar a qualidade dos servidores públicos. A escola pública do Rio Grande do Sul teve a melhor nota no Exame Nacional de Ensino Médio realizado em todo o país. A governadora Yeda e a secretária Mariza Abreu acreditam que esse resultado foi obtido apesar dos professores e professoras que, como elas já disseram, não tem boa qualificação e precisam trabalhar mais. O prêmio que elas querem oferecer ao magistério por esse resultado é CORTE DE SALÁRIO.

E, por falar em corte de salário, Yeda poderia aplicar esse mesmo critério e cortar o ponto de todos os dias em que ela não desempenhou suas funções como governadora e manteve o governo paralisado, porque estava ocupada em responder as sucessivas denúncias de corrupção. O jornal Zero Hora poderia fazer, a exemplo do que fez neste sábado contra os professores, uma matéria com o levantamento dos dias parados da governadora e os prejuízos causados à população. Seria mais honroso.

Marco Aurélio Weissheimer é jornalista
http://www.cpers.com.br/portal2/np_noticias.php?id=1830&cod_nucleo=0